terça-feira, 27 de novembro de 2012

Vida saudável ao alcance de todos!


Vida saudável ao alcance de todos!

O Brasil sendo um dos maiores produtores mundial de alimentos em grãos, frutas, leite e proteínas animais, vem há muito tempo alimentando sua nação com produtos de boa qualidade no Brasil e exportando excedente ao Resto do mundo.
Banana Prata
 
A adoção de uma alimentação saudável previne o surgimento de doenças crônicas e melhora a qualidade de vida. Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm vitaminas, fibras e outros compostos, que auxiliam as defesas naturais do corpo e devem ser ingeridos com frequência.

As fibras, apesar de não serem digeridas pelo organismo, ajudam a regularizar o funcionamento do intestino, reduzindo o tempo de contato de substâncias nocivas com a parede do intestino grosso.

A ingestão de vitaminas em comprimidos não substitui uma boa alimentação. Os nutrientes protetores só funcionam quando consumidos por meio dos alimentos. O uso de vitaminas e outros nutrientes isolados na forma de suplementos não são recomendáveis para prevenção do câncer.

Os bons hábitos alimentares vão funcionar como fatores protetores se forem adotados ao longo da vida. Nesse aspecto devem ser valorizados e incentivados antigos hábitos alimentares do brasileiro, como o consumo de arroz com feijão.

O Ministério da Saúde lançou o Guia da Alimentação Saudável. Na publicação estão os dez passos para uma alimentação saudável.

São eles:

#1 Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e faz bem à saúde.

#2 Consumam diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos.

 Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.

#3 Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.

#4 Evitem refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.

#5 Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

#6 Bebam pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

#7 Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

#8 Façam pelo menos três refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e Dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

#9 Incluam diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos em sua forma mais natural.

#10 Comer diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

Viva com saúde e disposição uma boa alimentação combinada com os exercícios físicos.

 Eu mereço!
Tu mereces!
Ele merece!
Nós merecemos!
Vós mereceis!
Eles merecem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receitas saudáveis fácil preparo.
Viver melhor,fazendo bem!