sábado, 28 de janeiro de 2012

Pimentão Recheado

Pimentão, É uma delícia! Você sabia que os pimentões fornecem ao nosso corpo mais vitamina C do que uma fruta cítrica? Pois então nada de preconceitos: prepare esta combinação deliciosa e faça a festa em seu almoço especial. Faça belas receitas e confira que sucesso!


Pimentão: baixa quantidade de calorias. Imagine recheado, combinado com outros ingredientes? É uma delícia! Você sabia que os pimentões fornecem ao nosso corpo mais Vitamina C, equivalente a  uma fruta cítrica? Pois então nada de preconceitos: prepare esta combinação deliciosa e faça a festa em seu almoço especial.

Pimentão
O pimentão é uma das hortaliças mais ricas em vitamina C e quando maduro é excelente fonte de vitamina A. Também é fonte de cálcio, fósforo e ferro. Possui poucas calorias.
É um fruto originário do sul do México e América Central, pertencente à família das Solanáceas como a batata, o tomate, o jiló, a berinjela e as pimentas.

Como comprar
O pimentão é uma planta de verão, atualmente produzido também no inverno com o uso de cultivo em estufa. A maior oferta, e portanto, os melhores preços, ocorrem durante os meses de setembro a janeiro.

Há três tipos básicos de pimentão quanto ao formato: quadrado, retangular e cônico. Com relação a coloração, os frutos são verdes quando imaturos, tornando-se vermelhos, amarelos ou alaranjados quando maduros, dependendo da variedade. Os pimentões roxo e creme formam a exceção deste padrão, pois apresentam esta cor desde o início de sua formação.

Os frutos devem apresentar-se limpos, firmes e com casca brilhante, o que indica que estão frescos. Os frutos colhidos muito novos são pequenos, têm cor verde-pálida e murcham mais rapidamente. Deve-se dar preferência aos frutos cujos talos foram cortados rentes. Ao escolher os frutos deve-se manipulá-los com cuidado, sem apertá-los ou quebrá-los, para não danificar os que serão adquiridos por outros consumidores.

O pimentão é um vegetal encontrado em três tipos mais comuns: verde, amarelo e vermelho. Internamente ele é oco, possuindo sementes pequenas e achatadas.

Apresenta um bom valor nutricional, sendo rico em sais minerais e vitaminas.
Receita de Pimentão recheado
Possui boas quantidades de vitaminas A, C e do complexo B. É rico também em sais minerais (potássio, fósforo, cálcio e sódio).

Com relação ao índice calórico, possui apenas 20 calorias por 100 gramas. É muito utilizado na culinária em saladas, carnes e molhos. Em alguns locais do Brasil é conhecido como pimento. Possui um sabor picante, porém suave. Fonte: Embrapa


Pimentão Recheado

Receita Pimentão Recheado
Ingredientes:
02 pimentões verdes
02 pimentões vermelhos
02 pimentões amarelos
02 litros de água
Sal a gosto
01 cebola picada
03 dentes de alho picados
01 colher (sopa) de azeite
200 g de carne moída
01 punhado de arroz cru lavado
04 colheres (sopa) de hortelã picada
01 xícara de caldo de legumes
02 colheres (sopa) de salsa picada
Queijo ralado para polvilhar


Modo de preparo:

Com uma faca, corte uma tampa dos pimentões e retire as sementes. Reserve. Leve ao fogo uma panela com a água e deixe levantar fervura. Tempere com sal, ponha os pimentões e cozinhe por cinco minutos. Escorra e mergulhe-os rapidamente em água gelada. Escorra novamente e reserve. Refogue a cebola e o alho no azeite até ficarem macios. Junte a carne moída e o arroz e refogue por três minutos. Acrescente a hortelã, o caldo de legumes e cozinhe até o arroz ficar macio. Adicione mais água, se necessário. Retire do fogo, junte a salsa e recheie os pimentões. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno para gratinar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receitas saudáveis fácil preparo.
Viver melhor,fazendo bem!